Blog

VPPB Vertigem Posicional Paroxística Benígna

A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é a causa mais comum de vertigem. É caracterizada por breves episódios de vertigem, quando a cabeça é movimentada em determinadas direções, como virar na cama, ao se levantar, olhar para baixo ou para cima.

O cérebro perde a capacidade de perceber onde o corpo está em relação ao espaço, causando a sensação de girar, sentindo o corpo girar ou o ambiente a sua volta.

Na VPPB os sintomas de vertigem são de curta duração, podendo chegar até um minuto, isso ocorre devido a degeneração dos detritos de carbono de cálcio, que passam assim a ficar flutuando na endolinfa (líquido do ouvido interno) ou se aderem à cúpula do sistema vestibular. Durante a movimentação da cabeça, os detritos movimentam a endolinfa, provocando a vertigem, quando os detritos param de movimentar a endolinfa os sintomas de vertigem cessam.

Essa degeneração dos detritos podem ser caudas por:
•Traumas na cabeça
•Cirurgias otológicas
•Disfunção ovariana
•Hipertensão endolinfática
•Neurite vestibular
•Isquemias labirínticas
A isquemia labiríntica é a diminuição de sangue que chega até o ouvido interno, essa diminuição de sangue pode ser causada por bloqueios e tensões nas regiões de pescoço, cabeça e ATM (articulação temporo mandibular). Por isso, pessoas que sofrem de dores no pescoço, aperto dentário e bruxismo podem ter essa diminuição de sangue para o ouvido e desenvolverem a VPPB, além de outros sintomas.

No tratamento Osteopático é realizado a reposição dos cristais (detritos), mas também uma avaliação e tratamento global das tensões e bloqueios que podem estar relacionados ao caso clínico de cada paciente.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Veja mais