Blog

Tontura + Zumbido no Ouvido

Muitas pessoas que sentem tonturas ou vertigens também podem sofrer com zumbidos no ouvido.

Também é comum, os sintomas começarem com um zumbido leve no ouvido e, com o tempo ir evoluindo com tonturas, dores no ouvido, dores no pescoço ou dores de cabeça.

Qual a relação do zumbido com a tontura?
O zumbido pode ser causado por fatores físicos, químicos ou emocionais que conseguem modificar o fluxo sanguíneo dos pequenos vasos que chegam até o ouvido, principalmente os vasos que nascem da artéria basilar (imagem na próxima foto).

Nosso sistema vestibular que está localizado na parte interna do ouvido é um dos responsáveis por ajustar nosso equilíbrio.

Então, se houver alguma alteração dos vasos sanguíneos do ouvido, o sistema vestibular também pode sofrer e apresentar os sintomas de tontura, enjoo e vômitos por exemplo.

Uns dos fatores físicos que podem modificar o fluxo sanguíneo desses vasos e causar os sintomas de zumbido e tonturas são, tensões musculares e bloqueios articulares do pescoço, ATM (Imagem nas próximas fotos) e ossos do crânio, por possuírem relações muito próximas com o ouvido e seus nervos e vasos sanguíneos.

Ou seja, pessoas com dores no pescoço, aperto dentário ou bruxismo, podem evoluir com sintomas de zumbidos e tonturas.

O tratamento Osteopático visa avaliar e liberar todos os tecidos que estão impedindo o livre fluxo sanguíneo, normalizando os sistemas muscular, articular, neural e vascular.

Os fatores químicos são: excesso de açúcar, tratamento com fármacos e alimentação.

Doenças que podem causar zumbido: diabetes, doenças vasculares, pressão arterial alterada e depressão.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Veja mais