Perna curta é quando existe uma diferença no comprimento das pernas, ficando uma menor que a outra.
⠀
Essa diferença no comprimento pode gerar diversas adaptações das articulações das pernas, quadris, coluna e etc. A escoliose pode ser uma delas.
⠀
Essas posições que as articulações adotam por compensação podem gerar sobrecargas e desgastes precoces e consequentemente dor.
⠀
Não são todas as pernas curtas que vão causar dores na coluna, com testes clínicos é possível saber se a perna curta tem relação com a dor que a pessoa está sentindo ou não.
⠀
A principal característica da dor causada por perna curta é a dor para ficar muito tempo em pé, a posição em pé acentua as posições de adaptação das articulações e aumenta a sobrecarga sobre os ossos, discos, ligamentos, nervos e músculos. Na posição sentada ou deitada a pessoa consegue perceber um alívio.
⠀
Se você tem dores na coluna para ficar muito tempo em pé e quiser saber se possui perna curta e se ela tem relação com a dor, procure um Osteopata que tenha a Posturologia em sua formação ou um outro profissional especialista em Posturologia.
Como a osteopatia pode ajudar no tratamento de tontura e vertigem?
Através de técnicas manuais o Osteopata pode ajudar no tratamento de tonturas e labirintites, ajudando a normalizar a sensibilização dos nervos responsáveis pelo sistema vestibular