Saiba mais sobre Osteopatia
O que é Osteopatia?
Criada em 1874 pelo médico americano Andrew Taylor Still. A Osteopatia foi criada com o intuito de aumentar a capacidade de auto cura do corpo. Com avaliação e tratamento através de técnicas manuais, normalizando principalmente restrições dos tecidos corporais como músculos, ligamentos, articulações, nervos, fáscia, órgãos, artérias, sistema craniano, além dos distúrbios posturais. Uma vez que sabemos que uma restrição em um ou mais desses tecidos corporais geram desiquilíbrios e se tornam barreiras que impedem o corpo de se outorregular, quando eliminadas essas barreiras potencializamos a capacidade inerente do organismo de autocura.
O Osteopata entende que o corpo humano é uma unidade, onde todos os sistemas corporais se relacionam e são interdependentes e, uma alteração de um sistema pode gerar sinais e sintomas em outro.
A Osteopatia se destaca por tratar a causa e não a doença, ou o sintoma, sem a necessidade da utilização de procedimentos invasivos e remédios.
Como é realizado o tratamento osteopático?
O primeiro passo é o Osteopata realizar uma avaliação de quais sistemas (muscular, articular, neural, craniano,visceral, postural, etc) estão causando aqueles sintomas no paciente. São utilizadas técnicas manuais para normalizar esses tecidos corporais envolvidos. Já na primeira sessão é feito a avaliação e o início do tratamento.
A quantidade de sessões vão depender dos sintomas e de quais ou quantos sistemas o Osteopata precisará trabalhar. Uma média de sessões podem variar de duas, quatro ou mais dependendo do caso. Na Osteopatia comumente são poucas sessões, pois o paciente geralmente sente melhoras em pouco tempo. As sessões podem variar de uma vez por semana, à cada quinze dias, ou até intervalos de um ou dois meses, tudo vai depender da avaliação do Osteopata, ele vai saber dizer quando o corpo do paciente já está bem equilibrado.
Para o que a osteopatia é indicada?
- Dores no pescoço
- Dor lombar
- Dor nos ombros
- Constipações intestinais em crianças e adultos
- Tendinites, bursites, epicondilites
- Dor nos joelhos
- Hérnia de disco lombar e cervical
- Distúrbios gastroesofágicos em crianças e adultos (queimação, refluxo)
- Dores de cabeça
- Plágiocefalia
- Sinusites, rinites
- Tontura, vertigem e VPPB
- Esporão
- Escoliose
- Tratamento postural
- Dores neurais (ciáticas, síndrome do túnel do carpo, neuralgia do nervo trigêmeo, nervo ciático)
A sessão de osteopatia dói?
A Osteopatia é frequentemente mal interpretada por pessoas que nunca passaram por um tratamento. Existe um mito de que pode ser doloroso ou até mesmo causar lesões, o que leva muitos a não recomendarem o tratamento. No entanto, a maioria das técnicas utilizadas na Osteopatia são suaves e agradáveis, proporcionando alívio rápido das dores. Seu foco está na regulação do corpo, o que pode levar a sensações leves de peso ou reações no dia seguinte, que se resolvem rapidamente. A Osteopatia tem sido eficaz no alívio de dores nas costas e tem evitado cirurgias em muitos casos.
CONTATO
Marque sua primeira consulta com a gente!
- ademirasm@gmail.com
- (12) 99140-6486
- @ademirosteopatia
- Rua Jurema Vieira Medrado, 88 Edifício Costa Rica Empresarial Sala 903 - Pq Res. Aquarius