Blog

Hérnia de disco

A hérnia de disco é o extravasamento do núcleo do disco intervertebral, os discos estão localizados entre as vértebras da coluna, eles atuam como amortecedores de peso a auxiliam a coluna à realizar movimentos.

A maioria das hérnias ocorrem na coluna lombar, e na coluna cervical com menos frequência. Nessas regiões ocorrem muitos movimentos normalmente e é comum restrições articulares ou musculares aumentarem ainda mais os movimentos e sobrecarga. Isso faz com que os discos se desgastem mais rapidamente.

As hérnias são resultados de desgastes ao longo dos anos, isso não acontece repentinamente como muitos acreditam. Além desses motivos o fator da idade também é importante, pois os desgastes nos discos são considerados normais com o avançar da idade e não há problema algum ter hérnias de disco, desde que não tenha sintomas.

Outros fatores que também podem influenciar é a postura, escolioses, aderências de cirurgias, entre outros. Não acredito que o peso corporal seja um fator determinante, pois é comum pacientes com pouco peso também sofrerem com sintomas de hérnias discais.

Hérnia de disco sintomas:

  • Dor mais forte pela manhã
  • Dor na coluna para tossir, espirrar ou evacuar
  • Dor para fazer movimentos com a coluna, principalmente para dobrar-se para trás ou para frente
  • Dependendo da inflamação local ou se houver pinçamento de nervos, pode sentir dor irradiada para glúteos ou pernas em caso de hérnias lombares. Dores irradiadas para ombros ou braços em caso de hérnias no pescoço.

Hérnia de disco tratamento:

É importante saber que a grande maioria dos casos não é necessário fazer cirurgia, desde que o paciente encontre um tratamento correto e efetivo.

O objetivo do tratamento Ostepático é normalizar as regiões do corpo e que estão gerando uma sobrecarga na região da hérnia (bloqueios articulares, viscerais, escolioses e etc.). Com técnicas para o próprio disco e nervos da região fazer com que o corpo consiga eliminar as inflamações e os sintomas.

É comum com o tratamento osteopático o paciente sentir melhoras dos sintomas com apenas 3 à 5 sessões, lógico, isso depende de cada caso.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Veja mais