O que pode ser a dor nas costas ao acordar?
Existem várias causas para os sintomas de dor nas costas ao acordar. A coluna possui 3 principais divisões: cervical (parte posterior do pescoço), torácica (parte posterior do tórax) e coluna lombar (a parte mais inferior da coluna).
Quando falamos de dores ao acordar da região do pescoço, umas das principais possibilidades podem ser alguma alteração no disco intervertebral no pescoço, inflamação de alguns nervos da região ou uma pessoa que tenha aperto dentário ou bruxismo.
Dores ao acordar da região lombar também são comuns alguma alteração
do disco intervertebral lombar ou inflamação de nervo.
Existem pessoas que também se sentem travados quando acorda, mas conforme vai se movimentando pela manhã a sensação melhora. Essa sensação também pode ser causada por uma rigidez neural,como por exemplo uma rigidez no nervo ciático.
Essa rigidez tecnicamente é chamada de perda de complacência neural.
Já as dores ao acordar da região torácica são mais comuns ser um reflexo neural vindo do pescoço, ou alguma disfunção visceral (rigidez no tecido fascial que recobre um órgão). Vários nervos que suprem os órgãos nascem da coluna torácica. Qualquer alteração no órgão a pessoa pode sentir a dor na região central da coluna torácica por reflexo desses nervos.
Lembrando que uma disfunção visceral não quer dizer que existe uma doença no órgão, para a Osteopatia uma disfunção visceral nada mais é que uma rigidez local que é facilmente liberada com técnicas manuais.
Essa rigidez também podem vir acompanhada de sintomas no próprio órgão como, queimação, refluxo, gosto amargo na boca, boca seca, digestão lenta, intestino preso ou solto, cólicas, etc.
Tratamento Osteopático:
O Osteopata realiza testes que evidenciam de onde vêm os sintomas do paciente, isso possibilita ao Osteopata agir diretamente na ou nas causas do problema.
Um tratamento Osteopático para essas dores na maioria dos casos são necessárias poucas sessões, uma média de 3 a 5, podendo variar para menos ou mais dependendo de cada caso.
Quer saber se sua dor é neural, visceral ou muscular? Então acesse os links: