Não é nada normal uma pessoa jovem sofrer de dores na coluna, seja na infância, adolescência ou um adulto jovem.
⠀
Quando isso acontece é porque algo está errado e precisa ser corrigido o mais rápido possível para que não tenham maiores complicações na vida adulta.
⠀
E um dos principais motivos da dor na coluna em jovens, é o que chamamos de perna curta verdadeira, uma diferença no comprimento das pernas, onde uma fica mais curta que a outra.
⠀
E por compensações isso gera desiquilíbrios nas pernas, quadris, coluna, ombros e etc. A escoliose é uma adaptação comum por causa de perna curta.
A coluna precisa adotar posições de inclinações e rotações para compensar a diferença das pernas, isso gera um aumento de sobrecarga sobre as vértebras e discos da coluna. Fazendo com que a pessoa comece a sofrer de dor desde muito jovem.
⠀
Na maioria desses casos é indicado a utilização de palmilhas posturais, elas corrigem o comprimento das pernas, assim há uma melhora significativa da dor lombar.
⠀
Infelizmente são pouquíssimos profissionais que entendem a relação da perna curta com a dor lombar e escoliose.
⠀
No consultório é comum eu escutar a frase: “Eu faço tratamentos para dor a minha vida toda e porque ninguém viu isso?”
⠀
Se você tem a suspeita de ter uma perna curta ou escoliose procure um profissional que tenha especialização em posturologia, ou um Osteopata que tenha essa espacialidade em sua formação.
Como a osteopatia pode ajudar no tratamento de tontura e vertigem?
Através de técnicas manuais o Osteopata pode ajudar no tratamento de tonturas e labirintites, ajudando a normalizar a sensibilização dos nervos responsáveis pelo sistema vestibular