Sim, existem conexões de órgãos com o pescoço através de tecido fascial, ligamentos e nervos.
Hoje vou falar de uma relação muito comum de encontrar no consultório.
Existe um nervo chamado nervo vago, ele é responsável por controlar, levar e trazer informações de diversos órgãos para o cérebro, como estômago, fígado, intestinos e etc. Quando existem disfunções, rigidez, aderências ou sintomas de um órgão (queimação, refluxo, constipação, etc), o nervo vago fica em um estado de sensibilização, e ao passar pelo pescoço antes de chegar ao cérebro, também sensibiliza outros nervos, como o nervo acessório, responsável por controlar o músculo trapézio (um grande músculo do pescoço).
O nervo acessório por sua vez vai deixar esse músculo contraído, tenso e dolorido, instalando uma dor que só vai melhorar quando as disfunções do estômago, nervos e músculos forem normalizadas.
Por isso que muitas vezes somente massagens, liberações, medicamentos e alongamentos não são suficientes para curar esse tipo de dor, somente quando a causa for tratada (o estômago por exemplo) é que os sintomas vão conseguir normalizar. As técnicas Osteopáticas para liberações das disfunções nos órgãos são técnicas manuais, leves e indolores.